Categorias: Programação | Rede de computadores | .
Servidores são computadores ou sistemas computacionais que atendem requisições de dispositivos clientes, através de uma ou mais redes (locais ou remotas), capazes de executar aplicações (programas), prover processamento e/ou capacidade de armazenamento de dados.
Um servidor físico é um computador equipado com processador(es), memória, recursos de conectividade e dispositivos p/ o armazenamento de dados, como hard disks ou memórias flash. Esses sistemas caracterizam-se por possuírem mais recursos que os computadores domésticos que conhecemos.
Geralmente dotados de maior capacidade de processamento que nossos computadores domésticos, esses sistemas são capazes de executar um conjunto específico de programas ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas ou clientes, dentro de uma arquitetura conhecida como cliente-servidor.
Apesar disso, também pode ser considerado um servidor qualquer solução tecnológica que execute programas que atenda outros computadores, físicos ou virtuais, de forma centralizada, e com capacidade de armazenar e compartilhar arquivos via rede. Um servidor sempre tem como objetivo prestar algum tipo de serviço para vários computadores, seja armazenar e compartilhar dados (servidor de arquivos), administrar filas de impressão através de uma rede (servidor de impressão) ou manter e traduzir endereços Ip dentro da internet (servidor dns).
A arquitetura cliente-servidor
Um servidor (host) conectado a dispositivos clientes (guest) como computadores, notebooks, tablets, celulares e outros equipamentos para compartilhar serviços e aplicações formam a arquitetura de rede conhecida como “cliente-servidor”. Essa tecnologia que fornece o endereçamento, as rotas e o acesso centralizado das informações para o servidor dentro desse ambiente, proporcionando a comunicação e o transporte de dados dentro de uma rede (LAN ou WAN).
Quais são as características de um servidor?
Os componentes internos (hardware) que compõem cada servidor diferem de acordo o poder de processamento, capacidade de armazenamento, portas de comunicação, nível de segurança e de proteção do sistema contra desastres.
Além disso, cada aplicação possui diferentes níveis de exigência em termos de disponibilidade, performance e segurança, por isso o hardware e software que compõe cada servidor também é definido de acordo com cada projeto. Instalações profissionais como datacenters geralmente possuem diversos servidores redundantes, funcionando agrupados com outros equipamentos (em cluster) e equipados com uma série de ferramentas para manter o funcionamento contínuo.
O sistema operacional do servidor
Para funcionar, todo servidor precisa de um sistema operacional, seja ele um pequeno servidor desktop para um escritório até um servidor blade corporativo que compõe um cluster de armazenamento de um grande datacenter.
Trata-se do software básico que gerenciará o sistema e que deve ser definido de acordo com cada aplicação. Dentre esses principais sistemas operacionais estão distribuições Linux como Red Hat, Unix, Solaris e diversas versões do Windows Server da Microsoft.
Além do sistema operacional, dimensionar corretamente a aplicação, o poder de processamento necessário, o número de usuários que utilizarão o sistema e a necessidade de futuros upgrades são bons indicativos para que o gestor de TI faça a escolha certa do melhor servidor.
Alguns servidores corporativos ou “enterprise” fornecem maior possibilidade de gerenciamento e expansão, maior redundância de hardware e sistemas operacionais mais sofisticados.
Servidores de rede
Apesar de vago, o termo “servidor de rede” geralmente refere-se a um computador ou sistema de uma infraestrutura de TI ou datacenter capaz de executar aplicações como softwares corporativos para atender diversos usuários localmente ou via internet.
Esses servidores geralmente são capazes de executar aplicativos corporativos como gerenciar bancos de dados, fazer backup, montar um ambiente de virtualização ou controlar o acesso aos dados através da criação de contas e senhas, inclusive atribuindo privilégios para grupos específicos de usuários.
Servidores de nuvem
Com hardware similar aos servidores encontrados em nossas redes LAN, os computadores que prestam serviços via internet geralmente são instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como a hospedagem de sites, distribuição de emails e outros serviços o streaming de áudio e vídeo.
Empresas como provedores de internet podem vender “áreas” de sistemas virtuais pela capacidade de processamento, espaço na nuvem ou ainda comercializar todo o hardware de um ou mais servidores físicos para que o usuário defina seu próprio ambiente.
Também conhecidos como servidores dedicados, essas soluções existem fisicamente, porém também podem ser parte de grandes ambientes clusterizados e virtualizados, quase sempre à prova de falhas. Nesses casos, apesar da máquina existir, a métrica comercializada pode definida pelo uso, capacidade de processamento e/ou de armazenamento do sistema.
Fonte: https://www.qnapbrasil.com.br/blog/post/o-que-e-servidor-armazenamento-de-dados
